quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PROJETO RONDON: Uma lição de vida e de cidadania e outras coisas também!

























Aos 17 dias do mês de Julho, acadêmicos da Faculdade foram representar a instituição em João Pessoa - Paraíba no município de São Miguel de Taipu. Juntamente com os professores Roberto e Osnilson, os acadêmicos: Talyta (Agronomia), Simone (Direito), Jairo (Administração), Benhoor (Zootecnia) e Thuaarlen (Gestão Ambiental) mostraram-se notadamente interessados na proposta de apresentarem na prática o que cada um aprendeu no seu curso. 
Alguns eram marinheiros de 1ª viagem, ou melhor, eram a 1ª vez que viajavam de avião, mas isso não foi de fato algo que marcou o momento da viagem e não pensem que houve borrões dentro do avião, muito pelo contrário, situações onde havia pequenas turbulências, virava festa dentro do avião, as comissárias a bordo que o digam. 
Já no município de São Miguel de Taipu, só na chegada nos surpreendemos com o que vimos àquela paisagem de agreste, seca, calor e muita pobreza passou despercebido. Isso mesmo! Aquela história que íamos dormir no chão, passar fome e outras necessidades nada disso vimos lá, algumas equipes foram agraciadas até com ar condicionado, pode um negócio desse! Pra quem ia passar fome, voltamos todos em estilo Ronaldinho: fenômenos de gordinhos. 
O desenvolvimento das atividades é outro ponto que devemos destacar, a comunidade criou blogs, micro empresas como a empresa de fabricação de lingerie comestível (perto do sexo oposto, não ia sobrar nadinha!), desenvolveram atividades artísticas entre outras atividades e tudo isso com participação massiva. Na cidade, não éramos só estudantes, éramos celebridades e com direito a escolta militar, que tal!  
Conhecemos vários locais e muitas pessoas, mas nada se compara com as atividades despadronizadas, conhecida também como bagunça, dentro dos ônibus, nossa era uma loucura! E com os mais variados gritos de guerra, gritos simbolizando a presença de alguém que veio de um determinado estado ou município com uma leve ironia a mudança de marcha num carro: Ingá Tá Aí! Gritos simbolizando a fauna e também nosso instinto animal: Humm guaxinim! E principalmente a queda de um colega de um beliche: Bahia! Bahia! Bahia! Este último ficou difícil não saber de onde ele veio. 
A delegação que nos acompanhou foi a do Rio de Janeiro: Os professores Edimar e Giuliano e as nossas enfermeiras, nutricionistas e médicas: Luiza, Suelin, Claryanna, Carolina e Alice e é claro nosso colega Artur. Tinha gente que fingia estar doente só para receber os carinhos das meninas... eita elas não conhecem o mal dos Tocantinenses: todo fogo é pouco, já que sobrevivemos a temperaturas acima de 40º!. Com essa excelente equipe de profissionais aprendemos muitas coisas, como por exemplo, Podrão, que é o mesmo que nosso X-tudo, Chegar chegando, que é uma paquera que se transforma num rápido relacionamento ou num resultado desastroso para o praticante e alguns palavrões em rápida seqüência. Muito bom mesmo! E ainda tem gente que sonha em ficar com a Alice no país das maravilhas.
Foi uma viagem marcante e cheia de novidades, a única necessidade que passamos mesmos foi com o tempo, que foi muito pouco e também com a falta de água doce quando alguns membros da delegação de Tocantins resolveram beber a água do mar para ver se era salgada mesmo. Agora o que é preciso ser feito mesmo é uma operação de retorno daqui uns nove meses e dessa vez não será Operação Norte-Nordeste e sim Operação Pré-Natal, cujo objetivo será avaliar os resultados das atividades que desenvolvemos... pensem o que quiser, isso foi uma lição de vida e de cidadania e outras coisa também! Valeu Projeto RONDON.

Nenhum comentário: